Cotação da Libra Hoje

£
= R$ [cotacao tipo=”lib”]

 

A força que o Reino Unido, do qual o principal dos países é a Inglaterra, impôs para recusar a entrada da nação na chamada zona do euro, muito em parte veio de sua população que é considerada a mais tradicional do planeta. Por lá, a moeda nacional é a libra esterlina, hoje e desde 1694. Neste artigo você encontrará a história da moeda, assim como sua origem e surgimento, curiosidades sobre a mesma e a importância no cenário mundial que justifica a alta valorização de sua cotação.História, origem e surgimento da libra esterlina

Antes, bem antes da oficialização e controle governamental sobre a moeda inglesa, a mesma já existia e sua cotação era baseada no valor da prata. O nome ‘libra’ deriva-se exatamente do sistema de medidas inglesas, na qual à época 1 libra (massa), equivalente a 453 gramas em nosso sistema de medição, era a referência usada na cunhagem e fabricação das moedas de prata. A cotação da libra, fabricada em prata naquele momento, equivalia à 240 moedas (chamadas de Sterlings), que deveriam ser produzidas com 1 libra de prata.

Curiosidades

Notas ‘impressas’ à mãos!

Isto mesmo, somente a partir do ano de 1725, 29 anos após a implementação oficial da libra esterlina, a mesma parou de ser feita à mão. Antes dessa data o processo de fabricação era mesmo o manuscrito.

Morte aos falsificadores

Desde o início da circulação da moeda, a pena para quem fosse pego falsificando as cédulas era a morte. Somente em 1861, bem mais de 100 anos após a criação, foi revogada a pena capital sobre esse crime.

 

Sistema decimal da libra esterlina

Muito mais recente para quem possui uma centenária história. Apenas em 1971 o dinheiro inglês passou a contar com frações de números no sistema decimal, as populares dezenas de centavos…

Antes de 1694

A ‘moeda’ literalmente falando, já existia antes da criação. Em 1694 o ‘marco’ foi exatamente a introdução da cédula no mercado, ato realizado por Sir Isaac Newton, quando no cargo de presidente do Royal Mint, a casa da moeda dos ingleses.

Personalidades homenageadas nas notas de libra

Na nota de 5 libras – ‘Elizabeth Fry’: conhecida na Inglaterra como ‘o anjo das prisões’, milionária e filantropa, usou sua fortuna para reformar  o sistema prisional inglês e em outras causas humanitárias.

Nota de 10 – ‘Charles Darwin’: autor da obra ‘A origem das espécies’.

Nota de 20 – ‘Adam Smith’: escocês, criador da disciplina de ‘economia’ e autor da obra ‘A Riqueza das nações’.

50 libras – ‘Matthew Boulton e James Watt’: para os ingleses o engenheiro e o empresário foram os responsáveis pela Revolução Industrial.

Cotação da libra hoje

Além de ser a ‘mãe’ das moedas atuais, a sólida e tradicional modelo de economia inglesa faz com que a cotação da libra seja uma das mais consistentes e bem avaliadas do cenário global. Hoje, mais valiosa que o próprio dólar e terceira maior reserva de dinheiro do mundo, os ingleses apostam que acertaram ao não ingressar na zona do euro e manter em atividade sua moeda que possui quase meio milênio de vida.

Conheça a história e curiosidades das outras moedas:

História do dólar e cotação de hoje;

História do bitcoin e cotação de hoje;

História do euro e cotação de hoje.

 

 

contato@cotacaodolareuro.com.br